raquel@disenoarquitetura.com.br
raquel@disenoarquitetura.com.br

vou começar minha obra!

para cinco minutinhos aqui antes pra uma leitura rápida

vou começar minha obra!

Muitas né, sempre. Obra é um processo simples? Não. Mas também não é um bicho de sete cabeças, e com algumas práticas desde o início dá pra evitar alguns probleminhas chatos, na maioria das vezes.

Tenha em mente que muitos problemas começam no condomínio, estamos vivendo em conjunto e 70% das pessoas não sabe muito bem como isso funciona, então aí vão algumas dicas pra minimizar o impacto:

  • Entenda o procedimento do condomínio para início de uma obra. Tem lugar que exige projeto, documentação, termo de responsabilidade. Tem lugar que só existe uma RRT (não sabe o que é? clica aqui). Entregue tudo bonitinho ao responsável e comece com o pé direito.
  • Saiba os horários de funcionamento da obra e comunique seus prestadores. Não arrume confusão por causa de meia hora que não vai mudar nada no final.
  • Tire fotos, muitas fotos, dos elevadores, halls, vizinhos se possível. Registre danos existentes e tenha registros para saber também quando e principalmente SE o dano foi causado pelos seus prestadores
  • Entenda como funciona a retirada de entulho. Alguns condomínios têm horários específicos, avise sua equipe de obra. Não esqueça de descobrir também onde a caçamba pode ser colocada e entender os horários, algumas empresas de caçamba cobram viagens perdidas.
  • Tem pouco entulho e está indo pra um prédio com várias reformas acontecendo ao mesmo tempo? Tem vizinho que vai topar rachar o custo da caçamba!
  • Se a logística da caçamba estiver complicada, as vezes pode ser legal optar por empresas que fazem o carreto do seu entulho. Sem dor de cabeça eles pegam tudo e levam embora. Não esquece de pedir o certificado de descarte em local correto! O meio ambiente agradece.
  • Se apresente e fique amigo da equipe do condomínio. Porteiros, zeladores, turma da faxina. Eles são grandes aliados em épocas de obra e processos de mudança, além do que farão parte do seu dia a dia depois da mudança!
  • Peça pra sua equipe manter o hall limpo. Um rodo e um pano úmido na porta no final do dia resolvem algo que pro seu vizinho de porta pode ser um transtorno gigante.
  • Quer ser fofo? Manda um bilhetinho pros seus vizinhos, se coloque à disposição caso sua obra esteja incomodando além da conta ou em caso de algum problema. Um dia você pode e vai estar no lugar deles.

Ok, e dentro de casa?

  • Peça pra sua equipe proteger logo no início o que vai ser mantido. SÓ LONA NÃO FUNCIONA. Compre salva pisos e coloque por baixo da lona. É caro? É. Mas trocar seu piso é mais. Verifique também se a proteção não está sendo danificada com o passar dos dias, as vezes é bom trocar periodicamente!
  • Veja se está tudo OK com a ligação de energia e alimentação de água antes de começar a obra. Uma fonte de água potável é bacana, se for possível, galera vai trabalhar pesado pra deixar seu espaço prontinho pra você.
  • Entenda que algum banheiro da casa vai ser usado de qualquer jeito, então é melhor que você escolha qual e deixe ele pronto pra isso, sem stress.
  • Deixe a disposição da equipe alguns produtos e utensílios de limpeza, assim em dias de muita sujeira dá pra dar uma geral e manter a obra organizada!

Coisas pequenas contribuem bastante pro processo ser mais tranquilo. Dá pra fazer melhor ainda? Dá. Contrate um arquiteto =)

raquel cavalcanti

raquel cavalcanti

raquel é arquiteta e sócia da diseño arquitetura.

autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

raquel@disenoarquitetura.com.br
projetos e obras residenciais e comerciais

pra gente conseguir te ajudar com o seu projeto, é só preencher esse formulário. é super rápido e vamos entrar em contato com uma resposta assim que possível, ok?